São escritos de aula, ou não, sugeridos e provocados por actividades.


Quem quer saber de romanos em Albufeira?

 

No dia 07 de Dezembro decorreu na biblioteca da Escola Secundária de Albufeira uma palestra sobre a presença romana em Albufeira. A palestrante Dr.ª Idalina Nobre, que veio representar o Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira, falou-nos um pouco sobre a história dos romanos em Albufeira.

  Um dos assuntos apresentados na palestra foi a fixação dos romanos nas localidades algarvias, como: Tavira (Bolsa), Faro (Capital), Portimão (Alcalar) e Albufeira (Baltum). Vários são os vestígios encontrados no Algarve, nomeadamente em Albufeira, como por exemplo: em Santa Eulália foram encontradas anáforas de transporte de peixes, na Guia foram descobertas moedas cerâmicas e fragmentos de louça. No Museu de Arqueologia é possível encontrar alguns destes vestígios, entre outros artefactos.

   A plateia, formada pelas três turmas de Línguas e Humanidades do 10º ano da ESA, foi bastante exigente para uma palestrante calma e serena, porém o conteúdo apresentado estava repleto de informação pertinente e continha uma ilustração atrativa.

   O discurso feito pela palestrante trouxe-nos mais conhecimentos sobre a nossa localidade e levou-nos a querer conhecer melhor o trabalho da mesma, visto que tem publicados uma coleção de livros sobre o conselho de Albufeira, que podem ser encontrados na Biblioteca Municipal de Albufeira.

  Estamos muito gratos pela visita da Dr.ª Idalina Nobre à nossa escola e esperamos receber mais visitas deste género, tanto no âmbito da disciplina de História como das restantes.

 

Emilly Santos e Mara Pereira, dez. 2016


Gravidez na adolescência

(para suporte de comunicação oral)

Vocês já ouviram falar sobre um destes reality shows??  estes três reality shows retratam a vida de muitas adolescentes na nossa sociedade como por exemplo Teen mom 2 (Reino unido ) que dá a conhecer as jovens inglesas que fazem malabarismos para administrar os seus bebês, namorados, carreiras e corações partidos. Não iremos falar sobre as séries ou os reality shows mas sim sobre a gravidez na adolescência .

Apesar da maternidade adolescente estar a diminuir em Portugal, continua a ser um problema, na medida em que existem consequências negativas aos níveis psicológico, biológico, social, educativo e económico, principalmente associadas à rapariga grávida ou mãe, mas também ao pai da criança, à família de origem de ambos, ao bebê, e, até, à sociedade. Que consequências ??

 

1.          Existem riscos para a saúde da mãe e do bebé, apenas no caso de adolescentes mais jovens (menores de 15 anos), devido a maior imaturidade.

 

2.       Acabam por deixar a escola , tendo empregos menos qualificados e menores índices de satisfação profissional.

 

3.       A relação com o pai da criança pode ser um fator de risco ou de proteção para a adaptação à maternidade adolescente. Embora metade dos casais acabem separados  depois do nascimento da criança.

4.       Existe o risco de ocorrer uma segunda gravidez precoce : a probabilidade de estas jovens terem um segundo filho ainda enquanto adolescentes é elevada: 30% das adolescentes que engravidam tem um segundo filho até dois anos após o nascimento do primeiro

 

5.       O nível de stress aumenta devido á  falta de apoio, criticismo e rejeição por parte dos próprios pais.

Temos o exemplo da Carla de 19 anos, que entrou na Associação de Humanidades, em Lisboa, aos 15 e recorda que quando ficou grávida achou que "nunca mais acabaria os estudos". Estava sozinha, sem o apoio do pai do bebé ou da família, afirmando ainda que ouviu comentários negativos, enquanto lhe olhava de lado. Enquanto viveu na instituição Carla conseguiu acabar o 12.º ano.

 

 Tal como a Carla muitas adolescentes passam pelo mesmo a Susana de 18 anos que é uma delas, viveu desde novembro de 2015 numa instituição que apoia mães adolescentes, Susana que quando descobriu que estava grávida de dois meses tinha apenas  16 anos. Falaram-lhe no aborto, mas a mesma rejeitou.

  Um aborto consiste na interrupção de uma gravidez "a Interrupção Voluntária da Gravidez  poderá ser realizada até ás 10 semanas e 6 dias , implicando o consentimento informado do encarregado de educação se a adolescente for menor de 16 anos.   

Para evitar o aborto existem vários métodos contraceptivos como:

       Métodos Contraceptivos Hormonais Combinados estes são os métodos mais utilizados por adolescentes nomeadamente a pílula, o anel vaginal e o sistema transdérmico ou selo

       Metodos so com progestativos que sao o implante, o injetável e a pílula so com progestativo

       Métodos de barreira ou melhor o preservativo este é o único método contraceptivo que protege de doenças sexualmente transmissíveis e os

        Métodos naturais nomeadamente a calendarização do período menstrual e o coito interrompido métodos estes que  não são aconselhados a adolescentes

Tal como existem obstáculos ao longo da gravidez precoce também existem ajudas.Todas as mulheres grávidas, portuguesas ou estrangeiras  têm direito a assistência médica gratuita  nos serviços públicos (Centros de Saúde, Hospitais e Maternidades), mesmo que não façam descontos para a Segurança Social. O internamento hospitalar por motivo de gravidez e parto é gratuito nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde.

A mulher grávida pode ter, ainda, direito ao Abono de família pré-natal, prestação atribuída a partir da 13.ª semana de gestação.

Em Portugal, uma média de seis adolescentes dão à luz todos os dias. Segundo dados de 2015 nasceram 2295 bebés de mães entre os 11 e os 19 anos. De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), este número foi o mais baixo de sempre, desde o final da década dos anos 70.

Para Duarte Vilar, diretor executivo da Associação para o Planeamento da Família, a diminuição da maternidade na adolescência não pode ser analisada sem se ter em conta que "Portugal tem hoje menos adolescentes do que tinha". Mas essa não é a única explicação: "O acesso à informação é mais fácil e existe uma generalização da educação para a saúde nas escolas", afirma, destacando que tivemos "anos de crise, e há mais preocupação em não engravidar. Os adolescentes acabam por se informar mais".  voçes concordam com o duarte vilar? que existe menos adolescentes que antigamente mas que tambem existe uma maior preocupação em se protegerem nas relações sexuais ?

 

Elsa Mota, psicóloga da Divisão de Saúde Sexual Reprodutiva, Infantil e Juvenil confirma que esta diminuição está relacionada "com estratégias múltiplas da saúde e educação, como a disponibilização de métodos contracetivos no Serviço Nacional de Saúde, contraceção de emergência e com o acesso a consultas de planeamento familiar"

De acordo com um estudo vinte e três milhões de adolescentes correm o risco de gravidez indesejada por falta de contraceção eficaz. A maioria não usa qualquer método de contraceção ,enquanto as restantes praticam métodos tradicionais, como o coito interrompido , em 2016, 15 milhões de raparigas dos 15 aos 19 anos usam contracetivos modernos, prevenindo 5,4 milhões de gravidezes indesejadas por ano. Destas gravidezes, 2,9 milhões teriam terminado em aborto. A contraceção moderna evita também a morte de cerca de 3.000 mães adolescentes por ano nos países em desenvolvimento.

Emilly, Mara, 10º F


 

Camões e os seus diferentes poemas

   A lírica camoniana divide-se em dois tipos de medidas, a velha e a nova, mas as diferentes características entre elas em nada mudam o romantismo incurável do poeta, nem o seu talento para a dramatização do amor.

   Em aula estudamos ambas as medidas, usando por exemplo “A verdura amena” e o soneto “Alegres campos, verdes arvoredos”, em ambos descrevem a mulher amada, uma das temáticas da sua lírica, sendo assim habitual por Camões a comparação entre a amada e o campo com a finalidade de a elogiar, na maioria das vezes.

   Luís Vaz encanta com os seus poemas brilhantes, não só nos diversos temas que escreve, mas também nos recursos expressivos usados de forma inteligente, de modo a intensificar a dor, o amor ou a felicidade. Em “Alma minha gentil, que te partiste”, também trabalhado em aula, o poeta utiliza metáforas, perífrases, entre outros, para descrever a dor e a mágoa sentida pelo sujeito poético, deixando o poema não só intenso como realista e sofrido.

   Mas engana-se quem pensa que Luís de Camões apenas escreve sobre amor, este conceituado poeta do século XVI demonstra uma mentalidade aberta, em certos aspetos, tendo em conta o século onde viveu. Em “Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades” o poeta revela experiência de vida, mudança e algum desconcerto com o mundo.

   Talvez sejam todas estas qualidades, que fizeram de Luís Vaz de Camões um dos melhores poetas a nível nacional de sempre.

Daniela Dias

 


Mixórdia de Temáticas

 

50% de desconto no Pingo Doce

       Esta mixórdia de temática de Ricardo Araújo Pereira fez-me dar bastantes gargalhadas, abordando um tema bem da atualidade, os mega descontos e a confusão que se instala nas lojas devido à loucura das pessoas que parecem nunca ter visto um produto mais barato à frente.

      Um excelente desabafo do consumidor “ João Carlos Ribeiro” que foi aproveitar as grandes promoções do Pingo Doce é: as pessoas saem da sua normalidade só para conseguir obter algumas promoções. As suas expressões são exageradas e engraçadas como “varreu as prateleiras para o carrinho das compras ” ou “ a máquina da caixa onde a menina esfrega lá os produtos já estava assada”, foi uma maneira de provocar o riso e de deixar um assunto sem piada com muita graça.

“ João” relata vários acontecimentos dentro do Pingo Doce contando o que ele fez e o que as outras pessoas fizeram, cada uma mais sem noção que a outra, as pessoas vão levando produtos de que não precisam dando empurrões só para chegar ao último produto da prateleira primeiro.

    As pessoas são capazes de parecer tão ridículas e desesperadas só por uns descontos, o que vale é que ainda há crónicas como a do Ricardo Araújo Pereira para vermos o lado engraçado das situações.

Sara Guerreiro