10º ano


Neste ano 2016/2017, eu aprendi bastante, aprendi como fazer apresentações orais, como organiza-las graças a professora, como arranjar um tema sempre com o intuito de informar toda a gente do desconhecido. 

É obvio que mudar do 9° ano para o 10° é uma grande mudança, em termos de pessoas, professores, e de escola. Porque aliás para mim foi uma completa mudança as pessoas são extremamentes diferentes de Armacão De Pêra, mas ter escolhido esta escola e este curso, foi uma das melhores escolhas que eu fiz em toda a minha vida.

Na disciplina de Português apesar de ter sido quase todas as aulas uma discução por causa do barulho da turma, as aulas sempre foram muito produtivas, e a professora sempre ajudou muito todos, pessoalmente eu faltei algumas vezes por motivos de saúde mas isso não tira o meu empenho pela disciplina sempre achei interresante mesmo quando o plano de estudo do ano não era muito bom, posso parecer que não estou atenta mas eu estou sempre a ouvir o que a professora diz, um grande obrigada e espero que seja nossa professora para o ano. (L, 10G)

Este ano lectivo, sem ser os textos do manual que li, dediquei-me  principalmente à leitura de cartoons numa aplicação para o telemóvel. 
Escrevi mais do que em qualquer ano anterior, deste a temas dados pela professora a resmungões que precisava de desabafar.
Sei a vida toda de Camões, o que provavelmente não será muito útil para o meu futuro, mas até achei interessante, por isso é que ficou na minha cabeça.
Aprendi, também que tenho de ter mais confiança e transparecer essa confiança aos meus colegas, quando lhes apresento alguma coisa.
Gostei muito da liberdade e independência que a professora nos deu, apesar de com isso vir consequências que acabavam em meia hora a houvir a professora a resmungar connosco. (C., 10G)

Este é o segundo ano que estou no décimo e posso dizer que aprendi mais um pouco com isso, agora sei que não vale a pena desperdiçar um ano escolar por rapazes mas também não me arrependo de de ter chumbado visto que percebi que estava no curso errado e agora acho que vai dar certo. Aprendi a compreender mais os professores e a ter mais paciência com eles, principalmente com a professora de português, porque eles só querem o nosso bem, e essa professora ensinou me a refletir melhor nas coisas e nunca desistir porque vale sempre a pena, mesmo quando cometemos muitos erros. 
Nunca gostei da disciplina de português, para mim sempre foi muito complicada, e não vai facilitar daqui para a frente, mas sei que se mostrar empenho e esforço sou recompensada. 
Por isso para o próximo ano letivo vou tentar me esforçar mais, e digo tentar porque já me conheço e ser um pouco desleixada faz parte de mim, a propria professora de português reparou nisso, vou tentar melhorar nesse aspeto porque não ganho nada em continuar assim. 
Posso ter aprendido pouca coisa, mas aprendemos aos poucos e com o tempo, já fico satisfeita por isso. (D, 10G)

Este ano letivo, senti-me mais autónoma, pois muitos dos trabalhos que fizemos tínhamos que ser nos a chegar à resposta. Sinto-me mais confiante sempre que faço uma comunicação oral e tento sempre melhorar a partir dos conselhos da professora. (S, 10G)

Neste ano letivo aprendi a planificar e a desenvolver melhor os meus textos, a  interpretar com mais facilidade a poesia e a cumprir os meus horários.(I)

 Neste ano aprendi muito sobre poemas de Camões, e outras obras valiosas em que no nosso quotidiano não vem valor nenhum. Mas quando se escreveu, os poetas portugueses tinham um objetivo em que nos faz pensar bastante e reconhecer o seu valor. E não esquecer o estudo sistemático da gramática que nos ajuda a falar cada vez melhor. Quanto á leitura, eu sei que nós como alunos estamos sempre a conhecer novas palavras, e nela sei que não tenho dificuldade nenhuma, assim como na escrita. Já na oralidade, adorei o facto de ser temas livres na comunicação oral porque nos deixa mais á vontade e aprende-se cada vez mais com pequenos truques que a professora nos indicou no fim de cada comunicação. (L)

Este ano letivo correu me bem, aprendi a analisar obras, poemas e alguma gramática nova. Gostei do método de como a professora deu as aulas, mais livres e de uma forma mais moderna. Também gostei de o facto de as comunicações orais serem de temas livres à nossa escolha e a forma como nos podemos sentar nas aulas. (J)

Este ano letivo foi um ano diferente dos outros, houve muitas mudanças, foram mudanças boas que precisaram de mais esforço e dedicação da minha parte. Aprendi vários conteúdos em relação a esta disciplina, uns que gostei muito mais que outros e outros que não gostei nada. Sinto que o que mais evolui foi a maneira de como fiz a comunicação oral, não me sentia tão nervosa devido a poder escolher os temas que queria apresentar e assim sentia me mais á vontade obtendo assim um melhor resultado. Também aprendi a partilhar as minhas ideias com os meus colegas em trabalhos em grupo. Ainda tenho dificuldade em compreender os poemas ou os textos mas espero que para o ano consiga melhorar nesse aspeto. Contudo gostei deste ano e espero que a professora continue a ser a nossa professora para o ano pois aprendi muito.(La)

Este ano letivo foi um ano estranho e complicado para mim pois para além de mudar de curso , tive de sair de uma turma que me era muito querida.

Em termos da da disciplina não aprendi praticamente nada de novo no entanto acho que foi um sucesso pois consegui melhorar a minha nota do ano passado.(T)

 


Neste longo ano letivo, melhorei em todos os aspetos na discuplina de Português com a excessão da gramática, pois aí sou mesmo uma lástima, mas mesmo com essa dificuldade tentei.

Os aspetos que melhorei foram entre eles:
>As apresentações orais, agora consigo falar à frente da turma mais à vontade e sem problemas e também aprendi a organizar melhor as minhas apresentações. Apesar disso ainda tenho a melhorar a forma de apresentar sem um papel à frente;
>Os Lusíadas, aprofundei muito mais os meus conhecimentos sobre a obra de Camões, e também compreendi muito mais esta grande obra;
>O comportamento em sala de aula, no início deste ano letivo posso dizer que era muito mais infantil e falador do que sou agora;
>Por último também melhorei a minha escrita, comecei o ano a escrever sobre um tema livre, neste caso escrevi sobre escrever, e o texto estava realmente bom, isto no início do ano, agora no final consegui fazer alguns aperfeiçoamentos e abordar uns diferentes temas mais elaborados.
Ainda tenho a melhorar alguns aspetos, mas o que melhorei este ano ajudar-me-a imenso para o próximo ano, no 11o ano. (P, 10F)
No inicio do ano não sublinhava nada pois não vim com esse hábito do básico, mas com as suas aulas aprendi a importância de sublinhar, destacar informações importantes para facilitar a resposta das perguntas do teste, manual, etc
Aprendi imenso sobre "Os Lusíadas" que apenas tinha a noção do que era, apenas sabia que era uma obra importante escrita por Luís de Camoes mas apenas isso. Agora já sei muito mais, aprofundei os meus conhecimentos não apenas sobre a obra mas também sobre o autor e a mesma coisa sobre Fernão Lopes.
Foi muito importante aprende-lo pois faz parte da historia do nosso país. (R)

Aprendi a fazer apontamentos e nao passar apenas o que está no quadro, a interpretar textos que podem parecer muito difíceis mas que no fim torna se facil perceber, e aprendi que para o ano devo me aplicar mais e ficar mais concentrada no que está a ser dado na aula. (L)

Neste ano letivo aprendi a tomar notas, o que me ajudou imenso na minha aprendizagem. Também aprofundei bastante os meus conhecimentos sobre os Lusíadas. (J)